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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ciclo Menstrual


 
O que é Ciclo Menstrual?

Mulher analisando seu ciclo menstrual.Ciclo Menstrual é o nome dado ao processo hormonal feminino, responsável pela emissão de um óvulo pelo ovário para uma possível fecundação. Esse período vai do primeiro dia de uma menstruação ao primeiro dia da seguinte. Durando de 28 a 30 dias, variando entre ciclos maiores, menores e irregulares, o ciclo menstrual é característico do Sistema Reprodutor Feminino.

Na puberdade, com a série de mudanças físicas e mentais na menina, ocorre o surgimento da menarca, isto é, a 1ª menstruação. Ela ocorre por volta dos doze anos de idade e é definida por períodos irregulares, com quantidade e duração de fluxo variando de ciclo para ciclo. Nessa fase, são comuns intervalos de quatro, cinco ou seis meses.

O ciclo menstrual, basicamente, ocorre da seguinte maneira:
  • Ovulação;
  • Possível fecundação;
  • Descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero) quando não ocorre fecundação e eliminação do óvulo através da menstruação.


Essas etapas se repetem todo mês, dando início a um novo período fértil. Costuma-se dizer que entre o 10º e o 18º dia de um ciclo regular de 28 dias, a mulher se encontra fértil, sendo provável a ovulação e a manutenção do óvulo por algum tempo nessa fase. É observando esse período que a mulher consegue entender como evitar a gravidez.
 
Contudo, pode acontecer uma variação do dia da ovulação, determinada por alguns fatores como estímulos ambientais, emocionais, atividade sexual, alimentação e saúde corporal, podendo ocorrer a modificação de previsão dos dias férteis e da probabilidade de uma fecundação.

Outras questões importantíssimas a serem abordadas são as alterações no ciclo, principalmente as decorrentes de alguma doença, a menopausa e os cuidados necessários com a higiene para manter uma vida saudável durante os dias de menstruação.

Cuidados no Ciclo Menstrual

Durante o ciclo menstrual, alguns cuidados são extremamente importantes. Fique atenta sobre como  lidar com a TPM (Tensão Pré-Menstrual), os procedimentos higiênicos para os dias de menstruação, e como ter um maior controle sobre os outros dias do ciclo.
 
  • A desordem física e emocional causada por mudanças hormonais decorrentes do período menstrual de uma mulher, mais conhecida como TPM, pode ser amenizada. Iniciando-se de 5 a 10 dias antes da menstruação, a incidência desses sintomas é maior em mulheres com idade entre 25 e 40 anos. A TPM é capaz, nos casos mais graves, de afetar e interferir no cotidiano, impossibilitando algumas mulheres de exercerem suas atividades durante a crise. Os principais sintomas são:retenção de líquidos, ganho de peso, cólicas abdominais, dores generalizadas, principalmente nas costas e articulações, espasmos musculares, alta sensibilidade nos seios, aparecimento de espinhas e acne, desejos por comidas específicas, irritabilidade, depressão, hostilidade, dificuldade para se concentrar, esquecimento, fadiga, mudanças no desejo sexual e menor tolerância a estímulos sensoriais como luzes, barulhos e etc.

  • O primeiro a diagnosticar os sintomas e prescrever algum tratamento para os casos mais graves desses sintomas é o médico ginecologista.
  
  • Algumas medidas são interessantes no intuito de se atenuar a TPM, são elas: prezar por uma excelente alimentação balanceada, aumentando a quantidade ingerida de grãos, vegetais, frutas e diminuindo a de sal, açúcar, álcool, cafeína, refrigerantes, chá e chocolates. Quanto à nutrição, vale manter os níveis de açúcar constantes, fazendo várias refeições pequenas durante o dia. Recomenda-se a prática de exercícios regulares de 3 a 5 vezes por semana, como leves caminhadas. É extremamente importante dormir bem. Assim, também irá ajudar a não ter sonhos e pesadelos indesejáveis. Algumas massagens com óleo de uva, por exemplo, auxiliam no alívio da cólica menstrual e outros sintomas associados. Bolsas de água quente sobre o abdômen ajudam bastante.

  • Durante a menstruação, a pele de algumas mulheres pode ficar muito oleosa. Alguns cuidados, como uma limpeza de pele, por exemplo, são essenciais para essa fase.

  • Alguns médicos prescrevem o uso de anticoncepcionais para as pacientes, suspendendo a ovulação, uma das principais causas da síndrome da TPM. Outros medicamentos visam aliviar sintomas como as dores nas costas, cólicas e sensibilidades nos seios e alguns diuréticos para a retenção de líquidos. O acompanhamento de um psiquiatra ou psicoterapeuta é indicado para os causos de depressão, irritabilidade ou ansiedade. Geralmente, os sintomas da TPM desaparecem com o surgimento da menstruação.

  • Sabe-se que a menstruação há muito deixou de ser um dos assuntos que mais causavam controvérsias e mitos populares. Portanto, nada impede a mulher menstruada de praticar esportes, atividades físicas, tomar banho, cozinhar ou ingerir certos alimentos. Pode-se sim, levar uma vida normal e desempenhar funções diárias, mesmo estando menstruada.

  • O principal indicativo dos dias de menstruação é o fluxo sanguíneo liberado pelo organismo. Quando esse fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café; quando ocorre um aumento, pode adquirir um tom mais escuro, e nos dias mais intensos a coloração fica próxima ao vinho, podendo sair na forma de pequenos coágulos. O sangue não tem cheiro, mas ao entrar em contato com as bactérias do canal vaginal, ele ganha um odor característico. Se o odor for muito forte, pode ser indicativo de alguma infecção.

  • Em relação ao uso de absorvente, existe, nos mercados, um específico para cada caso, desde os indicados para fluxos mais intensos aos menos intensos. Existem dois tipos: Externo e Interno. Ambos são feitos com algodão e algumas substâncias absorventes. Os externos são fixados na calcinha, sendo ideal trocá-lo de três a quatro vezes por dia. Os internos são  introduzidos na vagina para absorção do fluxo menstrual, devendo ser trocados a cada três ou quatro horas, não podendo usá-lo ao dormir. As meninas que ainda não tiveram relações sexuais poderão usar os internos, desde que sejam aqueles adequados ao seu organismo como os  do tipo mini ou teen. A preferência em relação aos dois vai do gosto da mulher, seja por praticidade ou conforto. Recomenda-se uma excelente higienização nesse período, lavando o local, de preferência, com sabonete íntimo feminino. 

  • O melhor período para a mulher que ainda menstrua fazer o auto-exame das mamas se dá de 6 a 10 dias após o 1º dia da menstruação. Para as mulheres que já entraram na menopausa, ou seja, que não mais menstruam, aconselha-se escolher um dia do mês para fazer o auto-exame, por exemplo, todo dia 20 de cada mês.

O autoexame das mamas.

Gravidez na Adolescência

O que acontece com o corpo da adolescente grávida


Manuela Macagnan Atualizado em 05.12.2011

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Getty Images
A seguir, explicações para entender o que acontece quando o corpo de uma garota de 10 a 19 anos, que ainda está em desenvolvimento, recebe a tarefa de gerar uma criança
1. O número de adolescentes grávidas diminuiu no Brasil?
“Sim, a quantidade de adolescentes grávidas tem diminuído, mas, ainda assim, o número de partos é muito alto. No Amparo Maternal, fazemos 800 partos por mês e um terço deles é em adolescentes. Ou seja, todos os meses, cerca de 250 meninas com menos de 19 anos dão à luz aqui”, observa Eder Viana de Souza, obstetra do hospital Santa Catarina, de São Paulo. Eliane Terezinha Rocha Mendes, ginecologista e coordenadora médica do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André (SP), completa: “A gravidez na adolescência está relacionada a fatores como baixa autoestima, dificuldade escolar, abuso de álcool e drogas, comunicação familiar escassa, conflitos familiares, pai ausente ou rejeitador, violência física, psicológica e sexual e rejeição familiar pela atividade sexual”.

2. Existe alguma vantagem na gestação de uma adolescente?
“Considerando que a adolescência vai até os 19 anos, não há nenhuma vantagem do ponto de vista médico. Os ossos da bacia não estão bem formados, o que dificulta a passagem do bebê. Além disso, existe a imaturidade comportamental. É difícil que as mães adolescentes façam o pré-natal de maneira correta e responsável. Em resumo, podemos apontar principalmente desvantagens em uma gravidez tão precoce. A única vantagem seria o fato de a adolescente ser muito fértil”, explica Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Sírio Libanês, de São Paulo. “Alguns autores sustentam a ideia de que a gravidez pode ser bem tolerada pelas adolescentes desde que elas recebam assistência pré-natal adequada, ou seja, precocemente e de forma regular, durante todo o período gestacional. Isso nem sempre acontece, devido a vários fatores, que vão desde a dificuldade de reconhecimento e aceitação da gestação pela jovem até a dificuldade para o agendamento da consulta inicial do pré-natal. A meu ver, não existe vantagem da gestação na adolescência”, completa Eliane.

3. Quais são os perigos de uma gravidez na adolescência? Elas têm mais chance de ter um parto prematuro?
“A gravidez na adolescência gera impacto físico, emocional, familiar e social. Do ponto de vista médico, existe maior chance de parto prematuro, além de baixo peso ao nascer. Comparada a uma adulta, a adolescente tem maior incidência de anemia e infecção urinária ao longo da gestação”, alerta Eduardo Zlotnik, obstetra do hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Além desses, Eliane Terezinha Rocha Mendes, ginecologista do Hospital Estadual Mário Covas, conta que essas meninas podem ter problemas relacionados a pressão arterial, complicações no parto, como lesões no canal do parto e hemorragias, o bebê pode ter sofrimento fetal e elas costumam ter ainda dificuldade para amamentar e maior incidência de infecções, especialmente no endométrio.

Para Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Sírio Libanês, de São Paulo, a dificuldade está em conseguir o comprometimento das pacientes: “São mulheres ainda meninas. É difícil que assumam o compromisso de fazer o pré-natal direitinho. A maioria não tem responsabilidade. Pedimos exames e elas não fazem, tentamos controlar a alimentação e elas engordam muito além do planejado, faltam às consultas. Além disso, outro problema grave é quanto à imaturidade do corpo, que ainda não está pronto – o fato de a menina menstruar não significa que o corpo esteja preparado para uma gravidez. Existem órgãos que ainda estão em desenvolvimento, como o útero. Uma das consequências dessa imaturidade é que o parto normalmente precisa ser cesariano porque os ossos são muito estreitos”.

4. Adolescentes grávidas precisam de cuidados especiais ou são os mesmos de qualquer gravidez?
“A gravidez na adolescência deve ser considerada uma gravidez de risco. Deve ser atendida por uma equipe multidisciplinar, composta de obstetra, psicóloga, assistente social e outras especialidades quando se faz necessário”, indica a ginecologista Eliane Terezinha Rocha Mendes, do hospital Mário Covas. Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Sírio Libanês, enfatiza a importância de a adolescente ter acompanhamento psicológico, “principalmente para manter a paciente na linha”.

5. O que muda no corpo de uma menina que teve uma gravidez aos 16 anos?
“As mudanças no corpo são as mesmas de uma mulher adulta, porém as marcas que ficam costumam ter maior impacto na adolescente. Marcas como espinhas, estrias e dificuldade de voltar ao peso habitual. Existe o impacto de sobrecarregar um corpo ainda em crescimento, o que poderia justificar, por exemplo, menor peso do recém-nascido. Porém ainda não se mostrou a relação entre causa e efeito em todas as gestantes”, alerta Eduardo Zlotnik, obstetra do hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. O aparecimento de estrias é realmente preocupante, como explica Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Sírio Libanês: “A pele da adolescente é mais firme do que a de uma mulher de 30 anos, por exemplo, por isso a pele rasga mesmo enquanto a barriga e as mamas crescem. Além das estrias, que são para sempre, muda também a distribuição de gordura no corpo e os mamilos escurecem e não voltam ao que eram”.

6. Quem cuida da criança quando ela nasce?
“Na grande maioria dos casos, depois que o bebê nasce, quem cuida são os pais da menina (a mãe)”, informa o obstetra Eder Viana de Souza, do hospital Santa Catarina, de São Paulo.

7. As meninas que engravidam durante a adolescência param de estudar?
“Posso falar sobre a minha impressão pessoal graças ao contato com essas adolescentes no Amparo Maternal e no consultório particular. As pacientes do consultório, que são das classes A e B, continuam estudando porque a família normalmente apoia. As meninas de classes mais baixas param de estudar e muitas já nem estudam mais quando engravidam”, conta Eder Viana de Souza, obstetra do hospital Santa Catarina, de São Paulo.

8. Hoje em dia os adolescentes – meninos e meninas – têm acesso à informação. Por que continuam tendo filhos tão cedo?
“Existem fatores próprios da idade, como enfrentamento e rebeldia, que são normais na adolescência. Além disso, eles têm mais informações sobre prevenção, mas, na mesma medida, têm mais informações sobre sexo. Eu diria que o adolescente de hoje é mais precoce na atividade sexual e isso desencadeia outros fatores”, diagnostica o obstetra Eder Viana de Souza, do hospital Santa Catarina. Para Alexandre Pupo, ginecologista do hospital Sírio Libanês, a gravidez na adolescência está, muitas vezes, ligada a questões sociais: “Para algumas meninas, engravidar é uma fuga, pois elas saem da casa dos pais. Para outras, dá status. Ela é promovida de menina a mulher, ganha responsabilidades de dona e casa e, consequentemente, mais respeito”.

9. Adolescente grávida precisa de acompanhamento psicológico?
“O acompanhamento psicológico é importante para qualquer gestante, mas no caso da adolescente é necessário, pois a gravidez muda o destino dela. É uma gravidez indesejada – na maioria dos casos – e traz muitas sequelas, como punição dentro de casa, o grupo de amigos se afasta, elas correm mais risco de ter doenças sexualmente transmissíveis e o pré-natal já começa tarde porque elas escondem enquanto podem. Já tive, inclusive, uma paciente que deu à luz e a mãe dela nem sabia que a menina estava grávida”, relata o obstetra Eder Viana de Souza, do hospital Santa Catarina, de São Paulo.

10. O que o governo, as escolas e a sociedade deveriam fazer para diminuir o número de grávidas adolescentes?
“Muito. A sociedade tem de trabalhar juntamente com as escolas e educar, buscando novas formas de atingir o jovem. Não apenas fazê-los receber as mensagens ou ter conhecimento, mas assumir as responsabilidades próprias da expressão da sexualidade de cada um, em cada idade. O governo tem estimulado os programas de saúde da família a enfrentar esse problema como uma de suas prioridades”, analisa Eduardo Zlotnik, obstetra do hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Eder Viana de Souza, obstetra do hospital Santa Catarina, de São Paulo, diz que a orientação nas escolas é feita, normalmente, por meio de palestras, mas isso não é suficiente. “É muito pouco. As escolas deveriam ter um médico lá dentro, orientando no dia a dia, falando sobre como se prevenir, o que fazer, o que não fazer”, completa.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sistema Reprodutor Feminino



SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante.
A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. 
A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem. 
Imagem: Superinteressante coleções O Corpo Humano - Sexo: a Atração Vital
Ovários: são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos que serão vistos mais adiante.
No final do desenvolvimento embrionário de uma menina, ela já tem todas as células que irão transformar-se em gametas nos seus dois ovários. Estas células - os  ovócitos primários -  encontram-se dentro de estruturas denominadas folículos de Graaf  ou folículos ovarianos. A partir da adolescência, sob ação hormonal, os folículos ovarianos começam a crescer e a desenvolver. Os folículos em desenvolvimento secretam o hormônio estrógeno. Mensalmente, apenas um folículo geralmente completa o desenvolvimento e a maturação,  rompendo-se e liberando o ovócito secundário (gaemta feminino): fenômeno conhecido como ovulação. Após seu rompimento, a massa celular resultante transforma-se em corpo lúteo ou amarelo, que passa a secretar os hormônios progesterona e estrógeno.  Com o tempo, o corpo lúteo regride e converte-se em corpo albicans ou corpo branco, uma pequena cicatriz fibrosa que irá permanecer no ovário. 
O gameta feminino liberado na superfície de um dos ovários é recolhido por finas terminações das tubas uterinas - as fímbrias.  
Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falópio: são dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.  
Útero: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pêra invertida.  É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. 



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Eduardo e Mônica

Galera, essa é uma paródia de Eduardo e Mônica, super fofa, música da Legião Urbana, originalmente lançada no Disco "Dois" em 1986, composta por Renato Russo..
A canção, talvez uma das mais famosas da banda, narra, de forma linear, em quase cinco minutos, a história de amor de duas pessoas muito diferentes entre si. Sua letra é composta de frases bem-humoradas e humorísticas que descrevem as personagens ao mesmo tempo em que mostram a evolução de sua relação





 Fonte:MACHADOM, Rodrigo, para o Overmundo (2 de outubro de 2010). Eduardo e Mônica. Overmundo.com.br. Página visitada em 10 de janeiro de 2011.

Sistema Reprodutor- Masculino



SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por:
  • Testículos ou gônadas
  • Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.
  • Pênis
  • Escroto
  • Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.
Imagem: GOWDAK, Demétrio; GOWDAK, Luís Henrique. Atlas de Anatomia Humana. São Paulo, Ed. FTD, 1989.
Testículos: são as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem  os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários:
  • Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano.
  • Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
  • Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares.
  • Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz.
  • Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.
Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados.
Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
Vesículas seminais:  responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório que, juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sêmen. O líquido das vesículas seminais age como fonte de energia para os espermatozóides e é constituído principalmente por frutose, apesar de conter fosfatos, nitrogênio não protéico, cloretos, colina (álcool de cadeia aberta considerado como integrante do complexo vitamínico B) e prostaglandinas (hormônios produzidos em numerosos tecidos do corpo. Algumas prostaglandinas atuam na contração da musculatura lisa do útero na dismenorréia – cólica menstrual, e no orgasmo; outras atuam promovendo vasodilatação em artérias do cérebro, o que talvez justifique as cefaléias – dores de cabeça – da enxaqueca. São formados a partir de ácidos graxos insaturados e podem ter a sua síntese interrompida por analgésicos e antiinflamatórios). 
Próstata:  glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativa os espermatozóides. 
Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.
Pênis: é considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose
Imagem: Superinteressante coleções O Corpo Humano - Sexo: a Atração Vital.
uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. Todos os espermatozóides não ejaculados são reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo.
Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto: Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal. 

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