Pesquisar este blog

domingo, 19 de agosto de 2012

Esqueleto



 Queridos...Conforme combinado,aqui está o resumo da semana...
Aproveitem.

Que nossa semana seja bastante produtiva...Mantendo sempre o foco, a força e a fé...=D




O sistema de sustentação dos animais é composto pelo esqueleto, pelos músculos e pelas articulações. Suas principais funções são: estrutura do corpo, apoio para os músculos, sustentação, proteção, movimentação, produção das células de sangue, armazenar potássio, cálcio e fosfato.


Esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: Esqueleto axial (caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica) e esqueleto apendicular (cintura escapular e cintura pélvica e os ossos dos membros superiores e inferiores).
A coluna vertebral possui no seu interior a medula nervosa ou espinhal e está composta das seguintes regiões: região cervical (região do pescoço), região torácica (tórax), região lombar (abdominal), região sacral (cintura pélvuca) e região coccígea (final).
A caixa torácica é formada pela região torácica da coluna vertebral, osso esterno e 12 pares de costelas (7 primeiras são consideradas verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes).
Os ossos podem ser classificados de acordo com seu formato: longos, curtos e planos ou chatos.
O osso longo possui duas extremidades largas, as epífises, e um longo corpo a diáfise. A parte externa é compacta e a interna composta de substância esponjosa, sendo revestido por uma membrana o periósteo (responsável pelo crescimento em espessura e regeneração). O disco metafisário (epifisário) é responsável pelo crescimento longitudinal do osso. A medula óssea pode ser amarela (reserva de gordura) e vermelha (hematopoiese- formação das células do sangue).
Crânio
Clique para Ampliar
As articulações ou junturas são locais de contato entre ossos, podem possuir estruturas cartilaginosas e fibrosas visando diminuir o atrito durante os movimentos.
Nos animais encontramos basicamente dois tipos de esqueletos: endoesqueleto (esqueleto interno: vertebrados, equinodermas,) e exoesqueleto (esqueleto externo: maioria dos invertebrados). Nos peixes cartilaginosos (condrictes), o esqueleto e composto de cartilagem.
Nos artrópodes, o exoesqueleto, composto principalmente por quitina, envolve completamente o corpo destes animais, impedindo o seu crescimento contínuo. Para solucionar este problema, estes animais realizam mudas, trocando o exoesqueleto velho por um novo.
O movimento do nosso corpo, bem como o funcionamento de várias partes orgânicas dependem de músculos que realizam ações repetidas de contrações e relaxamentos.
Os músculos podem ser divididos de acordo com o seu funcionamento: músculo liso ou visceral- realizam movimentos lentos e involuntários (aparelho digestivo, aparelho respiratório, aparelho urinário, útero, genitália, vasos sanguíneos, bexiga); músculo estriado cardíaco- é encontrado somente no coração, permitindo movimentos rápidos e involuntários; músculo estriado esquelético- são os músculos que realizam movimentos rápidos e voluntários (ligados aos ossos do esqueleto, asas de artrópodes, conchas de moluscos).
Antagonísmo muscular é uma ação conjunta de músculos se contraindo e outros se relaxando, permitindo uma ação muscular.
Aparelho de Sustentação
Aparelho de Sustentação 
Uma célula muscular é formada por miofibrilas que representam grupamentos protéicos relacionados com as contrações musculares. As contrações musculares estão relacionadas aos movimentos (deslizamentos) de proteínas específicas denominadas miosina e actina.

Fonte: orbita.starmedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011