Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

Revisão: Células

Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos. Todas as células estão envolvidas numa membrana — chamada membrana plasmática — que guara uma substância rica em água, chamada citoplasma, onde estão "submersas" as organelas citoplasmáticas.
Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA); esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência. 



Membrana plasmática também denominada: plasmalema, membrana celular, membrana citoplasmática, constitui uma fina película), delimitando o citoplasma de todos os tipos de células vivas (eucariontes e procariontes). 

Núcleo: é esférico, está rodeado por uma membrana dupla. A interação com o citoplasma acontece através de orifícios chamados de poros nucleares. Dentro do núcleo, as moléculas de ADN e proteínas estão organizadas em cromossomos, que costumam aparecer dispostos em pares idênticos. O núcleo controla a síntese de proteínas no citoplasma. 



Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas.

Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas produtoras de energia. Os cloroplastos são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas.

Outras organelas:A maior parte dos componentes da membrana celular forma-se numa rede tridimensional irregular de espaços, rodeada, por sua vez, por uma membrana e chamada de retículo endoplasmático (RE), no qual formam-se também os materiais expulsos pela célula. O Complexo de Golgi é formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula. Os lisossomos são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão celular de várias moléculas indesejáveis. 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011