Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

Resumo: Estados Físicos da Matéria

Queridos...mais um pequeno resumo das nossas aulas...




Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:
Sólido
É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma bola de boliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.


Bola de Boliche

Líquido
Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.


Taça de água

Gasoso
Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.


Cilindro de Oxigênio

Todas as substâncias podem alterar o estado físico em que estão, alterando alguns fatores que as influenciam, como a temperatura e a pressão.
Existem ainda um quarto estado, chamado de plasma, que somente ocorre em condições altíssimas de temperatura, como no núclo do Sol. Lá, os átomos de hélio ficam a uma temperatura e pressão muito altas, fazendo com que os seus elétrons sejam desprendidos de seus átomos.

fonte:http://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011