Um mistura é quando temos em um mesmo sistema duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes.
A Química estuda a matéria e as transformações sofridas por ela. A matéria, por sua vez, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, possui massa e volume. Ela pode ser encontrada sob duas formas básicas: substâncias e misturas.
Os tipos de misturas (união de duas ou mais substâncias diferentes) estão relacionados com os materiais envolvidos e, de forma geral, apresentam um disperso e um dispersante. Soluto é a substância que é dissolvida ou espalhada em outra, sendo essa outra substância o solvente. Dependendo do tipo de mistura, o soluto pode estar ou não dissolvido no solvente, fator esse determinante para a classificação das misturas.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. No caso do álcool hidratado, temos uma mistura homogênea.
Mas o que é uma mistura homogênea?
É uma mistura em que não conseguimos ver a separação dos seus componentes. Toda a sua extensão é uniforme e apresenta uma única fase.
As misturas homogêneas ou soluções podem apresentar-se nos três estados físicos. O álcool hidratado mencionado é um exemplo de mistura líquida. O ar é uma mistura gasosa composta de vários gases, sendo que os principais são o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2). As ligas metálicas são misturas sólidas, como o aço que é composto por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
As misturas heterogêneas, por outro lado, são aquelas que possuem mais de uma fase, como a mistura de água e óleo, água e areia, granito (mistura de quartzo, mica e feldspato) e assim por diante.
Exemplo de mistura heterogênea trifásica
Em resumo:
Antes de definirmos as misturas, é preciso saber o que são substâncias:
Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais.
É muito difícil encontrarmos substâncias puras na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório.
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias, chamadas componentes.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.
Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.