Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rio + 20


Você já deve ter ouvido falar da Rio+20, mas você sabe o que é?
“Rio+20”, como é conhecida a Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 – vinte anos após o marco que representou a Cúpula da Terra (Rio 92). A Rio+20 representa também uma oportunidade de olharmos para o futuro, para o mundo que queremos ter daqui a 20 anos.
Na Conferência Rio+20 líderes mundiais, juntamente com milhares de participantes do setor privado, ONGs e outras organizações, trabalharão em conjunto para formular soluções que possam ajudar a reduzir a pobreza, promover maior igualdade social e assegurar a segurança ambiental para um planeta que experimenta um tremendo crescimento populacional.
As discussões oficiais estarão focadas em dois temas principais: como desenvolver uma economia verde de forma a alcançarmos um desenvolvimento sustentável e tirar as pessoas da pobreza; e como ampliar a coordenação internacional para o desenvolvimento sustentável.
É uma oportunidade histórica para definirmos os caminhos para um futuro sustentável, com mais emprego, mais fontes de energia limpa, mais segurança e um padrão de vida decente para todos.
“A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável do nosso tempo” diz o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon.
E por que precisamos da Rio+20?
Se desejamos deixar um mundo habitável para nossos filhos e netos, os desafios representados pela pobreza generalizada e pela destruição do meio ambiente precisam ser enfrentados e resolvidos agora.
  • O mundo tem hoje 7 bilhões de pessoas – em 2050, seremos 9 bilhões.
  • Uma em cada cinco pessoas – 1,4 bilhão de pessoas – vive atualmente com um dólar e 25 centavos ou menos por dia.
  • 1 bilhão e meio de pessoas no mundo todo não têm acesso a eletricidade.
  • 2 bilhões e meio de pessoas não têm vaso sanitário.
  • Quase um bilhão de pessoas passam fome todo dia.
  • A emissão de gases de efeito estufa continua a crescer, e mais de um terço de todas as espécies conhecidas podem desaparecer se as mudanças climáticas continuarem sendo desconsideradas.
A Cúpula da Terra de 1992 estabeleceu princípios fundamentais. A Rio+20 representa uma nova oportunidade para pensarmos globalmente, de modo que possamos todos agir de forma local e assim assegurarmos um futuro comum para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011