Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Modelo Atômico


Modelo Atômico Rutherford-Bohr


O modelo atômico clássico constitui-se de um núcleo no qual se encontram os prótons e nêutrons, e de uma eletrosfera na qual estão os elétrons em movimento, ao redor do núcleo em órbitas.

Modelo atomico classico

A essas três partículas básicas, prótons, nêutrons e elétrons, é comum denominar partículas elementares ou fundamentais.



Dessa forma:
1. Na eletrosfera, os elétrons descrevem sempre órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia.
2. Cada camada ocupada por um elétron possui um valor determinado de energia (estado estacionário).
3. Cada órbita é denominada de estado estacionário e pode ser designada por letras K, L, M, N, O, P, Q. As camadas podem apresentar:

K=2
L=8
M=18
N=32
O=32
P=18
Q=8


Um átomo pode ter no máximo 7 camadas eletrônicas, cada camada é designada por uma letra, a camada mais próxima do núcleo é designada pela letra K, a segunda pela letra L, a terceira pela letra M e assim por diante.
De modo geral, os átomos não possuem todas as camadas eletrônicas, o átomo de hidrogênio, por exemplo, tem apenas uma camada. 

O átomo de mercúrio tem 6 camadas, mas, qualquer que seja o número de camadas eletrônicas de um átomo, a última delas não pode ter mais de 8 elétrons.

Note que o átomo de hélio tem apenas uma camada eletrônica, a camada k, com 2 elétrons, observe que esse é o número máximo de elétrons desta primeira camada.


Camada de valência é a camada mais externa e não pode nunca apresentar mais que 8 elétrons

http://www.infoescola.com/quimica/distribuicao-eletronica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011