Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

Sugestão de filme: Crianças Invisíveis



Todas as Crianças Invisíveis  (2005) junta nessa jornada humanitária oito cineastas - sete filmes - de diferentes estilos e países.


O episódio africano, de Meldy Charef, mostra situação em que crianças viram guerreiros armados, abandonando - por essa eterna guerra tribal que assola quase todo o Continente Negro - a escola e principalmente a infância. Qual futuro possível? 
Emir Kusturica, mostra a situação de crianças encarceradas por crimes cometidos. Destaque para a dança malandra e safadinha de um molequinho cigano.
Na São Paulo dos pobres e favelados, onde crianças trabalham como burros de carga e, mesmo assim, não deixam de exercer sua infantilidade nos momentos de folga, Kátia Lund mostra o quão boa diretora de atores é. Foca o trabalho em duas crianças, um menino e sua irmãzinha, que fazem de tudo para sobreviver honestamente, cruzando uma cidade cruel - de um país cruel - e trabalhando duro para levar no fim do dia o dinheiro do sustento de sua casa.
Spike Lee, faz o melhor episódio do trabalho e conta sobre a situação de crianças portadoras do vírus HIV - portadoras, mas sem a manifestação da doença. Fala de Blanca filha de pais viciados, e que enfrenta problemas na escola. Tem a pele muito clara, para o gosto de suas inimigas.
Jordan Scott e Ridley Scott. Trata das crianças nas guerras europeias, e lembra que a felicidade multiplica o bem e divide o mal.Nápoles está sendo recuperada, mas a violência continua, é a reclamação de alguns após um assalto cometido por moleques, no trânsito; poderia ser São Paulo ou Rio. Stefano Venerano tenta enfatizar as desigualdades responsáveis pelas atitudes de violência infantil.
A China do regime de escravidão infantil é o tema utlizado por John Woo em sua participação no filme. Mostra os dois mundos; o da riqueza e o da miséria, pelos olhos de duas meninas. 

(http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/criancas-invisiveis/#!key=23898)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Humanos

Postagens populares

Projétil de Lei - Luiza Romão

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto

Centro Nacional de Paraquedismo-Escola Brasileira de Salto
Fev de 2011